T E A R   D E   F A I X A S

O Tear de Faixas é indicado para a obtenção de faixas, cintos, alças e outros trabalhos estreitos .Pode ser utilizado em conjunto com um tear de Cartões. Os designs obtidos no final, são sempre em função das cores e da sequência em que as mesmas são utilizadas no urdimento do tear.

No trabalho final o urdume é aparente, ficando a trama escondida. Na imagem, é mostrada a trama sendo trabalhada com auxílio de uma navete, no sentido transversal. Os fios da urdidura estão no sentido longitudinal.

O efeito visual final do trabalho depende da sequência de cores utilizada por ocasião do urdimento do tear. Se usarmos apenas uma cor teremos uma faixa simples, se usarmos duas cores já temos uma possibilidade maior de efeitos. Quanto mais cores usarmos nos fios do urdume e, dependendo da sequência em que as mesmas são colocadas no tear, por ocasião do urdimento, podemos obter belíssimos efeitos para as faixas.

Esquemas de Urdimento do Tear

O urdimento é feito fio por fio. Um fio passando por um liço e o seguinte passando solto,alternadamente. 
A maneira de representarmos esta sequência, é feita através de um esquema composto de duas linhas horizontais quadriculadas. A linha superior representa os fios que passam soltos (fora dos liços) e a linha inferior os fios que passam pelos liços. Os quadrados vão sendo preenchidos, da esquerda para a direita, alternadamente na linha inferior e superior, com as cores que desejamos trabalhar no urdume.

Analisando o esquema nº 1, da imagem, lendo da esquerda para a direita, temos:

1º fio – preto -liço
2º fio – preto – solto
3º fio – branco – liço
4º fio – vermelho – solto
5º fio – preto – liço
6º fio – preto – soltoo

Para aprender a utilizar o Tear de Faixas, foi editado um CD, cujo conteúdo pode ser acessado pela nuvem.

Como adquirir

São disponibilizados por email
Solicitar para aklippel@gmail.com o material desejadoFaixas

Rolar para cima