T E A R   A L T O   L I Ç O

Existem vários tipos de teares de alto liço. Com ou sem ranhuras, com pregos, com pente-batedor, pequenos e grandes. Em todos é necessária, após o urdimento do tear, a confecção de liços para possibilitar a troca de cala no processo de tecer. Nas imagens algumas destas variações de tear.

Troca de cala no Tear Alto Liço

O tear Alto Liço caracteriza-se pela necessidade de confeccionarmos liços no processo de urdimento. Os liços são alças de linha, passadas pelos fios do urdume, que possibilitam a troca de cala. São passados alternadamente pelos fios do urdume, por exemplo, apenas pelos fios pares. Os liços são feitos na segunda etapa do urdimento do tear. Na primeira etapa coloca-se os fios do urdume no tear e na segunda são confeccionados os liços. Uma das calas é obtida pelo auxílio de uma régua auxiliar (régua de cruza). A outra cala é obtida com o auxílio dos liços. Para trocarmos de cala necessitamos puxar os liços (que arrastam consigo os fios que por eles passam) para a frente. Veja o procedimento nas imagens.

Preparação do urdume no Tear

Aqui mostraremos a sequência de urdimento de um tear de alto liço. Estes teares utilizados para a criação de painéis e peças decorativas de grandes dimensões. O processo de urdimento é sempre mesmo:

1 – urdimento do tear
2 – preparação dos liços
3 – tecer

Preparação do urdume no tear (urdimento)

1 – Iniciar o urdimento prendendo o fio do urdume na primeira ranhura da trave superior, conforme desenho acima.

2 – Fixar o fio do urdume pelas ranhuras das traves superior e inferior do tear, seguindo as setas.

3 – Detalhe da trava roliça (porta-liços) , que permite a confecção uniforme dos liços. Prender uma linha na mesma. Na parte posterior do tear a régua de cruza, que separa os fios ímpares (na frente) dos fios pares (atrás da régua)

4 – Detalhe de como iniciar o urdimento. Prenda a linha de urdume no porta liço e envolva o fio par situado na parte posterior da régua de cruza

5 – Detalhe da sequência de formação dos liços, envolvendo os fios do urdume situados na parte posterior da régua de cruza.

6 – Cala 1 – fios ímpares na frente

7 – Cala 2 – fios pares puxados para a frente com auxílio dos liços.

Para aprender a utilizar o Tear de Alto Liço, foi editado um CD, cujo conteúdo pode ser acessado pela nuvem.

Como adquirir

São disponibilizados por email

Solicitar para aklippel@gmail.com o material desejado

Rolar para cima