INTRODUÇÃO

Esta parte introdutória relaciona dicas, pontos, macetes e outras informações usadas em minhas aulas e úteis a todos os que se interessam pela milenar arte de tecer fios. A Tecelagem Manual possibilita a elaboração de tecidos destinados à confecção de bolsas, cortinas, toalhas, jogos americanos, vestuarios, utilitários, tapeçarias de parede, tapetes e tudo o mais que sua criatividade determinar.

As possibilidades são infinitas e, após o aprendizado dos pontos básicos , as combinações de cores , pontos e formas, vão definir o aspecto e a utilidade do produto final.

Para tecermos, necessitamos de um equipamento denominado “tear”, sendo o mais utilizado pelos principiantes, o conhecido pelo nome de “Tear Pente-Liço”, que possibilita de uma maneira bastante simples e rápida, a execução de peças utilitárias e decorativas.

CONCEITOS BÁSICOS:

Para se explicar a tecelagem manual e o princípio de funcionamento de um tear , é necessário o conhecimento dos seguintes conceitos básicos:

Tear: é uma ferramenta simples, que permite o entrelaçamento de uma maneira ordenada de dois conjuntos de fios, denominados trama e urdidura, formando como resultado uma malha denominada tecido.

Urdidura: é formado por um conjunto de fios tensos, paralelos e colocados previamente no sentido do comprimento do tear.

Trama: é o segundo conjunto de fios, passados no sentido transversal do tear com auxilio de uma agulha ( também denominada navete. A trama é passada entre os fios da urdidura, por uma abertura denominada cala.

Cala: abertura entre os fios ímpares e pares da urdidura, por onde passa a trama.

Pente: Peça básica no tear pente-liço, que permite levantar e abaixar alternadamente os fios da urdidura, para permitir a abertura da cala e posterior passagem da trama.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:

A urdidura é colocada através do pente, e seus fios são mantidos com uma tensão constante. O movimento vertical do pente faz surgir a abertura denominada cala, por onde é passada a trama, sucessivamente de um lado para outro, entrelaçando desta maneira os dois conjuntos de fios.

No Tear Pente Liço a troca de cala é feita com o movimento do pente. No Tear de Pedal é feita pelo acionamento dos quadros, com auxílio dos pedais.

Vários são os tipos de teares existentes, cada um com uma finalidade específica. A escolha do tear a ser utilizado depende da nossa proposta de trabalho e do que queremos executar: seja fazer um tapete, uma tapeçaria para enfeitar nossa casa, ou ainda, confeccionar alguma peça de vestúario, como casacos, coletes ou utilitários, como bolsas, pochetes e cintos.

Os teares mais conhecidos e suas utilidades são os seguintes:

  • Tear de Franjas: para a confecção de franjas para tapetes bordados, como arraiolo.
  • Tear Vertical: tapeçarias de parede e gobelin.
  • Tear de Pregos: para trabalhos simples com crianças em Oficinas de Arte ou na Educação Especial.
  • Tear de Faixas: para confecção de faixas e cintos.
  • Tear de Cartão: mesmo emprego que o anterior.
  • Tear de alto-liço, para tapeçarias em geral.
  • Tear de Padronagem: para o estudo de padronagem de tecidos. Funciona como o tear de pedal, sòmente é menor e manual.
  • Tear de papelão: para brincar com as crianças.
  • Tear Pente Liço: também denominado tear de mesa, usado para a confecção de tapetes, faixas, e tecidos para vestuario, bolsas e utilitários.

Para os iniciantes, o tear mais indicado é o de Pente Liço, que possibilita executar praticamente todos os tipos de trabalhos: mantas, cachecóis, bolsas, tecidos, tapetes, et.

Os materiais que podemos empregar são os mais variados , como lã, sêda, algodão, rami, juta, podendo ainda serem os mesmos misturados entre si ou com plásticos, galhos e telas, quando empregados em peças artísticas.

A criatividade de cada um é o fator determinante de todo o processo.

OS ARTISTAS

No universo dos que curtem a tecelagem manual, entre meus alunos encontrei pessoas envolvidas nas mais diferentes atividades e profissões, entre as quais posso citar:

  • artistas em geral, ligados às artes plásticas.
  • estudantes universitários ligados à Educação Artística.
  • donas de casa, que buscam uma opção de lazer.
  • interessados em um trabalho alternativo rentável.
  • psicólogos e terapeutas ocupacionais.
  • prefeituras e entidades, que buscam evitar o exodo rural.
  • Professores do ensino regular e especial.
  • escolas de Educação Especial , como as APAEs.

Se você se identifica com um destes grupos e deseja ingressar nesta atividade, continue navegando neste site, pois ficará sabendo como é possível levar nossa Oficina Itinerante de Tecelagem Manual à sua cidade ou de como adquirir o conteúdo do material editado em CDs (atualmente disponibilizado pela nuvem) da coleção “Tecelagem Manual “, para um aprendizado rápido e eficiente em sua casa.

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