O TEAR PENTE LIÇO

 

 

Em tecelagem manual, o tear pente liço ocupa uma situação de destaque. Normalmente é o tear em que as pessoas iniciam seu aprendizado. Possibilita a elaboração de uma infinidade de trabalhos, como tapetes, mantas, acessórios, bolsas, vestuário.

As matérias primas utilizadas neste tear dependem unicamente da criatividade do tecelão. Tudo depende do tipo de peça que esta sendo tecida. Pode-se usar lã, seda, rami, algodão, juta e outros materiais, juntos ou separados. Nas peças decorativas, como panôs, há tecelões que misturam estes materiais com fios de cobre, arame, plástico. Para saber um pouco mais sobre algumas matérias primas, clique aqui.

 

Na imagem abaixo, um pequeno tear de instrução, mostrando as diferentes peças que o compõem.

Pode ser encontrado em vários tamanhos, desde 40 cm de largura ( normalmente utilizado em instrução ), até 220cm, usados para a confecção de mantas. Sempre é possível encontrar um tear pente liço que se adapte ao espaço que você tem disponível.

Seu custo é bem mais acessível que os teares profissionais (como o tear de pedal ), podendo ser adquiridos com ou sem cavalete, dependendo de sua largura útil.

Aqueles que desejam tecer peças maiores, como tapetes, vestuários, etc... necessitam de um tear com uma largura útil maior. Neste caso, o tear pente liço pode vir acompanhado de um cavalete. Veja a imagem abaixo.

Tear pente liço

Para saber um pouco mais sobre o tear pente liço, clique nos links.

Curso Completo em CD Rom

Conceitos       Trabalhos     CD Roms

Página Inicial