TECELAGEM MANUAL

na Educação Especial


O Tear de Pregos

Uma ferramenta simples, barata de construir, fácil de aprender, e que ajuda muitos nos processos terapeuticos da Escola e, por isto, muito indicado ao uso no Ensino Especial: o Tear de pregos.

A tecelagem manual apresenta um caminho longo, onde podemos desenvolver a criatividade, a concentração e a coordenação motora. Muitos são os tipos de teares existentes, muitas as finalidades, algumas terapeuticas, outras produtivas mas, o tear de pregos, por sua simplicidade, considero o primeiro passo nesta caminhada.

É o instrumento que tenho utilizado nas escolas, para a implantação das Oficinas Profissionalizantes. Inicia-se com o tear de pregos e, a medida que os alunos vão se desenvolvendo e compreendendo o processo, ( e sutilmente sendo trabalhados internamente ), continua-se o trabalho com outros teares, como o pente liço, que apresentam mais recursos e produtividade.

A imagem apresenta um dos momentos mágicos, com os alunos e seus teares de prego, na oficina da APAE de São Vicente de Minas - MG, onde já apresentamos o projeto Arte Vida.

 

imagem  oficina APAE

P ara iniciar o trabalho com o tear de pregos, existe a opção do aprendizado através de CD ROM, onde são apresentadas as técnicas básicas, um projeto para montar um pequeno tear de instrução, e algumas sugestões de trabalhos. Informações adicionais sobre o cd rom, clique aqui

capa cd rom  tear pregos

 

Para mais informações sobre tecelagemanual, clique a imagem abaixo

Tecelagem Manual

Index