O ALGODÃO

O algodão provém de uma planta denominada algodoeiro. Conforme a variedade, pode ser uma árvore ou um arbusto, com folhas alternadas e que dão flores amarelas ou vermelhas. A qualidade do algodão varia de acordo com o tipo de algodoeiro, pois umas variedades fornecem fibras mais compridas que outras.

No Brasil, o algodão é colhido entre maio e junho, quando os frutos amadurecem e as cápsulas que envolvem as sementes se abrem, podendo então ser colhida a matéria fibrosa constituída de pelos, que revestem as sementes e que se denomina capulho.

 

Flor do algodão

Fruto do algodão


Algodão colhido

 


Colheita de algodão

 

Estas fibras brutas passam por uma série de operações preparatórias, antes de serem transformada em fios.Resumidamente, são as seguintes:

1. - Limpeza manual, com a retirada de matérias estranhas.

2. - Descaroçamento, que é a retirada das sementes, com auxílio de um aparelho movido por manivelas, denominado descaroçador.

                                 descaroçador

Descaroçador de algodão

3. - Batimento,feito com um galho de árvore, retesado em forma de arco, denominado batedor, onde se processa a retirada de impurezas menores, e é feito o primeiro desbaraçamento das fibras.

batedor

Batedor de algodão

4. - Cardamento, que é o processo final de desembaraçamento das fibras, que pode ser feito com um par de "cardas" , ( mesmo equipamento utilizado com a lã ), ou também com um arco tensionado semelhante ao batedor.

 

cardas

Par de cardas

 

Algodão pronto para ser fiado

5. - Fiação, que é a operação final para a obtenção do fio. Pode ser feita por uma peça simples em forma de pião, denominado fuso, ou através de um equipamento movido a pedal, denominado roca. O processo é idêntico para a lã.

Fiando algodão

                             fiandeira

 

 

 

Fios de algodão

As grandes indústrias possuem maquinários que realizam estas mesmas etapas, com velocidades maiores, incluindo ainda o tingimento das fibras. Várias são as opções de fios e linhas que podemos utilizar na tecelagem manual.

O quadro abaixo apresenta produtos fabricados por Linhas Círculo, com uma sugestão para sua utilização na urdidura ou na trama.

LINHAS DE ALGODÃO CÍRCULO    

Utilidades Uso Produto
Vestúario  masculino, feminino e infantil Urdidura

Trama

Rubi 5, Anne, Clara

Anne, Susi, Cléa, Natural, Clara

Bolsas Urdidura

Trama

Anne, Natural e Apolo

Anne e Natural

                                          Mantas, colchas e almofadas

 

Urdidura

Trama

Anne , Natural

Natural

Caminhos de mesa, jogos americanos, cortinas, porta copos Urdidura

Trama

Anne, Cléa, Natural

Anne, Natural

Tapeçarias Urdidura

Trama

Apolo, Anne

Todos os produtos Círculo, misturados ou não

Tapetes Urdidura

Trama

Apolo

Natural

A maravilhosa sêda
O Algodão
A Lã Artesanal

Página Inicial